Relação de Causalidade

Publicado em 18/04/2004

RELAÇÃO DE CAUSALIDADE

ABRIL/2004


O código adotou a teoria da equivalência dos antecedentes causais, ou da conditio sine qua non, considerando como sua toda ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.

"Causa é toda condição do resultado e todas as condições se equivalem. Não há distinguir entre causa e condição, entre a causa e ocasião, entre causa e concausa; tudo contribui para a produção do resultado é causa incindível dele".

Para haver fato típico é necessário que exista relação de casualidade entre a conduta e o resultado.

O conceito de causa não é jurídico, mas da natureza; é a conexão, a ligação que existe numa sucessão de acontecimentos que pode ser entendida pelo homem. Causar como ensinam os léxicos, é motivar, originar, produzir fenômeno natural que independe de definição.

O que se pode entender por causa em sentido jurídico penal, é que existem as teorias: a da casualidade adequada (causa é a condição mais adequada para produzir o resultado); a da eficiência (é a condição mais eficaz na produção do evento); a da relevância jurídica (é tudo que concorre para o evento ajustado à figura penal ou adequado ao tipo).

Diante do art. 13 do Código Penal, a ação é causa quando sem ela o resultado não teria ocorrido, ou, em outras palavras, entre a ação e o resultado deve existir uma relação de causa e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.