Reforma Tributária

Publicado em 22/04/2003

REFORMA TRIBUTÁRIA, URGENTE!

O Legislativo Federal precisa vencer a morosidade com que trata a reforma tributária, e deve promovê-la de forma urgente e ampla. A simplificação da legislação e a diminuição do número de impostos seriam um excelente começo. Simultaneamente, poderia-se aumentar a competência arrecadatória e distributiva da União que foi diminuída sobremaneira na CF de 88. Paradoxalmente, menos impostos e alíquotas mais baixas poderiam aumentar a arrecadação, diminuindo o mercado informal e desestimulando a evasão fiscal. Setores produtivos menos onerados gerariam mais empregos, diminuiriam o preço final de seus produtos e serviços e ganhariam competitividade no mercado internacional. Por fim, fechando o círculo virtuoso fiscal deveria-se dar transparência total aos valores arrecadados e a sua aplicação, com o objetivo de aumentar a "consciência tributária" de quem paga tributos (empresas e cidadãos) e a responsabilidade de quem os aplica (governantes em todas as esferas).

A linguagem tributária não tem porque ser tão complexa, ela deveria ser acessível ao maior número de contribuintes possível, o que não ocorre. Logo, os contribuintes não pagam aquilo que nem ao menos compreendem e assim a linguagem pernóstica é um dos fatores de perda de arrecadação. O número excessivo de tributos é outro complicador, só a constituição elenca 13 diferentes impostos, que poderiam ser agrupados por semelhança de fato gerador. Por exemplo, o ITR, o IPVA, o ITCMD e o IPTU juntos formariam o IP (Imposto sobre a Propriedade) e o IPI, o ICMS e o ISS dariam origem ao IVA (imposto sobre valor…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.