Refletindo sobre a Ressocialização, Finalidade Principal da Pena Privativa de Liberdade, com Enfoque na Penitenciária de Pedrinhas em São Luís ? Ma.

Publicado em 23/07/2006

Têm-se então várias faces diante do mesmo pensamento, sobre a real finalidade da pena privativa de liberdade, haja vista a mesma não conseguir cumprir a função para a qual foi criada. Nesse contexto, percebe-se então, que o discurso e a prática traçam caminhos totalmente antagônicos.


3 A Pena Privativa de Liberdade e seu fim social

No mundo jurídico costuma-se afirmar que a pena é justificada pela sua necessidade, pois só assim é possível a convivência em sociedade. Para Hegel "o crime é a negação do direito e a pena a negação do crime, ou seja a reafirmação do direito". (BITTENCOURT 2004, p. 57). Desse modo, a pena privativa de liberdade surge com a finalidade de diminuir os males causados por outrem à sociedade.

A reforma penal brasileira de 1984, traz duas espécies de penas privativas de liberdade, a de reclusão e detenção, a diferença entre elas é que, os chamados de crimes mais graves são punidos com pena de reclusão, reservando-se a detenção para os delitos de menos gravidade. A pena de reclusão pode iniciar o seu cumprimento em regime fechado; o mais rigoroso do sistema penal brasileiro, o que não ocorrerá com a pena de detenção.

Então, quando se trata de sanção, a prisão se converteu na principal resposta penológica, especialmente a partir do século XIX, porque se acreditava que poderia ser um meio adequado de conseguir a reforma do delinqüente, como também se acreditou que nas prisões este poderia se reabilitar. Porém, esse otimismo deu lugar às prisões cada vez mais lotadas e a numerosos casos de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.