Redução da Maioridade Penal de 18 para 16 anos, como Fator para a Redução da Criminalidade

Publicado em 26/10/2006

Em nosso meio jurídico tanto Mirabete quanto Albergaria, têm seus posicionamentos contrários ao contexto da mudança, e, principalmente, quando se trata de assuntos que trazem polêmica no âmbito social, pois atinge a todos. Assim acontece com a maioridade penal.

A substituição da medida educativa do menor pela pena do adulto constitui um retrocesso à política criminal reacionária, inadmissível no Estado Democrático de Direito. Com efeito, a pena está em crise. São conhecidos os males da instituição total, caracterizada por seu fator criminógeno: a desumanização do preso, a contaminação carcerária, a superpopulação prisional (ALBERGARIA, 1999, p. 188).

E, acompanhando tendência posicionada pela crítica à mudança da maioridade penal, acrescenta:

(...) a redução do limite de idade no direito penal comum representaria um retrocesso na política penal e penitenciária brasileira e criaria a promiscuidade dos jovens com delinqüentes contumazes. O ECA prevê, aliás, instrumentos eficazes para impedir a prática reiterada de atos ilícitos por pessoas com menos de 18 anos, sem os inconvenientes mencionados (MIRABETE, 2000, p. 217).

É importante verificar que diante da nossa lamentável realidade prisional, incluir os adolescentes infratores, a partir dos 16 anos, na população dos adultos imputáveis não representa solução a curto ou médio prazo para a delinqüência neste país.

Mesmo com renomados doutrinadores tomando parte no pensamento da redução, entende-se ser plausível o estabelecimento de um…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.