Recurso em Sentido Estrito

Publicado em 19/10/2005

Do Recurso em Sentido Estrito


1. Do Recurso em Sentido Estrito


1.1. Conceito

Pode-se entender como Recurso em Sentido Estrito, o recurso mediante o qual se procede ao reexame de uma decisão nas matérias especificadas em lei (Artigo 581 do CPP), dando a possibilidade ao próprio juiz recorrido de retratação, ou seja, uma nova apreciação da questão com a reforma da decisão, antes da remessa dos autos à segunda instância. Segundo Mirabete, o recurso em sentido estrito, que, em linguagem forense, era conhecido como recurso criminal, na expressão primitiva era o recurso de agravo (de petição ou de instrumento), denominação que no direito processual civil se abreviou para agravo. No processo penal, passou a ter o nome de recurso em sentido estrito, para ser distinguido da designação genérica de recurso (sentido amplo).

Na verdade, o Recurso em Sentido Estrito é um recurso inominado, tendo em vista que todos os recursos previstos no Código de Processo Penal, têm nomenclatura própria como, por exemplo, apelação, protesto por novo júri, embargos, etc., apesar de possuírem sentido estrito, posto que objetivam sempre o reexame da decisão proferida.

O Recurso em Sentido Estrito é cabível tanto nas sentenças, em sentido estrito, como em despachos, podendo o seu prolator obstar seu julgamento pelo Tribunal com a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.