Receptação

Publicado em 30/11/2004

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO


IX - RECEPTAÇÃO (Art. 180 do CP)

Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte:

Pena – reclusão de um a quatro anos, e multa.


1. Conceito 

É o fato de adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir, para que terceiro, de boa-fé, adquira-a, receba-a ou oculte-a ( art. 180, caput do CP).


2. Objetividade jurídica:
o patrimônio. Segundo Luiz Regis Prado, tutela-se também a administração da justiça, supletivamente (Ob. cit., p. 627).


3. Sujeitos do delito 

Sujeito ativo: pode ser qualquer pessoa, exceto o autor, co-autor ou partícipe do crime anterior.

Questões polêmicas:

a) O proprietário da coisa receptada pode ser sujeito ativo do crime? Sim, caso a tenha oferecido em penhor e venha a adquiri-la das mãos do ladrão que a furtou do credor pignoratício;

b) O advogado ou defensor que adquire, recebe ou oculta coisa proveniente de crime perpetrado por seu cliente responde por receptação? A resposta está com Noronha: "Não existe qualquer disposição legal que o isente de pena. A função que exerce não lhe outorga esse direito. De excetuar o caso em que o objeto do crime é o dinheiro, ou este provém da venda da coisa, recebendo ele a importância…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.