Raciocínio Jurídico

Publicado em 09/12/2006

RACIOCÍNIO JURÍDICO


A retórica clássica foi reexaminada por Perelman, cujas contribuições para a teoria da argumentação e para a motivação são sensíveis. A sua teoria abarca o problema da lógica, da ética e da retórica. Já foi dito que o autor defende a concepção de uma lógica jurídica, podendo ser acrescentado que ela se dá no âmbito da retórica da razão prática, ficando a presente abordagem restrita às contribuições dessa teoria para o dever de motivação.

Segundo Perelman, o raciocínio jurídico não pode ser considerado uma simples operação dedutiva, sob pena de ignorar os juízos de valor, insuprimíveis do direito, por guiarem o processo de aplicação da lei. Não se pode deixar de questionar se os juízos são guiados tão-somente pelas emoções, ou se é possível pensar em uma lógica dos valores.

É forçoso citar a posição positivista, cujo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.