Questão Penitenciária e Privatização

Publicado em 22/04/2003

A PRIVATIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS


Primeiramente, é de fundamental importância determinar o que se compreende por privatização. A privatização é a entrega ao particular de encargo público, que o explorará economicamente. A palavra, recentemente incluída em nosso vernáculo, segundo Evandro Lins e Silva, pode evocar , quando se trata de prisões à companhia privada, a entrega da construção à iniciativa privada que posteriormente a aluga ao Estado, a utilização do trabalho dos presos nas prisões industriais pelos particulares e a entrega de determinados serviços para o setor privado, que hoje vem se chamando de terceirização.

Bernardo Del Rosal Blasco , entende privatização como : " a gestão plena por parte de empresas privadas , que desenvolvem seu trabalho a título lucrativo, em centros ou estabelecimentos tutelares ou penitenciários, gestão que pode chegar a incluir a construção do centro ou habilitação do já existente".

A situação, como se sabe, é caótica. As prisões estão cada vez mais lotadas e os encarcerados sobrevivem em condições desumanas. O caos se reflete na sociedade na forma de medo e terror. No entanto, com a privatização das prisões, muitos desses problemas poderiam ser atenuados, ou até mesmo solucionados.

Em vista disso, podemos enumerar um conjunto de fatores que propicia a existência da proposta de privatização de presídios. Avaliaremos os que reputamos mais significativos e que tem sido utilizados como justificativas pelos arautos da privatização.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.