Quebra de Sigilo Telefônico – Lei 9296/96

Publicado em 03/11/2005

Aproveitando-se desta falha, verificava-se a existência da escuta telefônica clandestina por parte dos chamados investigadores particulares, mais popularmente conhecidos por "arapongas", que em sua esmagadora maioria, utilizam em seus serviços a interceptação telefônica, entretanto só a divulgando para seus clientes, o que acarretava a impunidade de ambos, já que só se poderia apenar tal conduta delituosa, acaso comprovada a utilização, a transmissão ou a divulgação da conversa telefônica.

A mesma situação de impunidade se verificava ainda, com alguns organismos policiais, que, sem qualquer autorização judicial, utilizavam-se em suas investigações, desse reprovável expediente.

A conduta dos espiões, que cobram fortunas para bisbilhotar a vida alheia ilegalmente, grampeando telefones, expondo e devassando a vida de seus usuários, enquadra-se, perfeitamente, no tipo penal.

A inoperância das autoridades que deveriam investigar tal modalidade delituosa não deve ser entendida como tolerância, mas como limitação legal de sua atividade, pois precisa aguardar a autorização da vítima para proceder às investigações. Isso se deve ao fato do legislador ter impedido a ação estatal automática, ou de ofício, necessitando para tal, a representação, que nada mais é do que a autorização da vítima, para que o Estado colha as provas, municiando o acusador, que promoverá a ação penal. Caso a vítima, podendo ser esta qualquer dos interlocutores, não provocar as investigações policiais, estas não ocorrerão e veremos, certamente, mais uma vez triunfar…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.