Provas no Processo Penal Brasileiro e Provas Psicografadas

Publicado em 06/12/2008

Entretanto, um aspecto desfavorável deve ser considerado. O documento psicografado pode perfeitamente fazer parte de uma iniciativa fraudulenta. Porém, não existem óbices para que se submeta o documento em questão a uma perícia especializada, com fulcro no art. 235 do CPP.

O Código de Processo Penal, em seu art. 174, aponta as regras a serem observadas quanto ao exame de reconhecimento de escritos, indicando a comparação de letra.

 

4.7 A Psicografia no Direito

Poucos são os juristas que a exemplo de Valter da Rosa, Lana Maria Bazílio Ferreira e Luiz Guilherme Marques, aceitam a psicografia como meio de prova.

Casos envolvendo documentos psicografados já chegaram aos tribunais, sem que fossem submetidos a análise técnica que fundamentasse a sua utilização como meio de prova.

Em Viamão, Rio Grande do Sul em julgamento na 1ª Vara do Júri, assistiu-se à absolvição de uma ré, por cinco votos contra dois, em julgamento que envolveu carta psicografada, supostamente ditada pela vítima do crime.

Conforme já mencionado, não existem limitações quanto aos meios de prova em processo penal. A investigação é ampla e todos os meios probatórios podem ser empregados na busca de se determinar a verdade do fato e a sua autoria.

“Como resultado da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.