Propriedade Industrial e Direitos Reais

Publicado em 05/06/2006

Segundo Fábio Ulhoa Coelho, "uma invenção atende ao requisito da novidade se é desconhecida dos cientista ou pesquisadores especializados."

O art. 11 da LPI define a invenção e o modelo de utilidade novos quando não estão compreendidos no da técnica. A avaliação da novidade do invento, portanto, depende do conceito de estado da técnica, fundado essencialmente na idéia de divulgação do trabalho científico e tecnológico.

O estado da técnica compreende todos os conhecimentos difundidos no meio científico, acessível a qualquer pessoa, e todos os reivindicados regularmente por um inventor, por meio de deposito de patente, mesmo que ainda não tornados públicos. Estes são os contornos básicos da noção conceitual que permite avaliar o grau de novidade das invenções.

A novidade, portanto, se define a partir de um conceito negativo, de uma exclusão. Novo é o invento que não se encontra no estado da técnica.

II) Atividade inventiva:

O segundo requisito para a concessão da patente pede a atividade inventiva. Assim, para seu patenteável a invenção, além de não ser compreendida no estado da técnica ( novidade), não pode derivar de forma simples desconhecimentos nele reunidos.

Ulhoa afirma que "é necessário que a invenção resultante de um verdadeiro engenho, de um ato de criação intelectual especialmente arguto."

A atividade inventiva permite distinguir a simples criação intelectual do engenho. Permite classificar os inventores em gênios,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.