Propriedade Industrial

Publicado em 07/05/2010

 

3. O sinal que eu escolhi como marca está disponível?

Não basta que a marca seja registrável. Ela tem que estar disponível. Isto porque, no Brasil, trabalha-se com o chamado sistema atributivo de direito, ou seja: ganha o registro quem o solicita primeiro ou, como já foi dito, quem deposita o pedido de registro em primeiro lugar, salvo exceção prevista na LPI. Desse modo, se o sinal escolhido para identificar o produto ou serviço já estiver registrado no INPI e protegido para a mesma classe vinculada ao seu produto ou serviço, pelo menos a princípio, ele não estará disponível. Portanto, uma busca prévia no banco de dados do INPI, embora não obrigatória, se torna essencial para o sucesso do pedido.

Respondidas estas três perguntas, vamos aos principais passos para depositar uma marca no INPI.

1) Consultar a Lei de Propriedade Industrial (LPI) para verificar os principais aspectos legais sobre marcas.
2) Determinar a natureza e a forma de apresentação da marca.
3) Fazer uma busca prévia. 
4) Cadastrar-se junto ao e-INPI. 

Para solicitar o registro de uma marca existe um custo. Após determinar quantos e quais tipos de pedidos de marca se quer protocolar, é necessário que se cadastre junto ao sistema para emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU).  

5) Acesse o e-MARCAS e preencha o formulário eletrônico de pedido de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.