Procedimentos cautelares específicos

Publicado em 04/09/2009

O CPC recorre aos seus próprios artigos 355 a 363 e 381 a 392 quando trata de regular no art. 845 os procedimentos da medida cautelar.

 

5.Do arrolamento de Bens

O arrolamento cautelar de bens, nada mais é do que fazer um "rol" de bens, é a documentação da existência de estado de bens, sempre que houver fundado receio de extravio ou dissipação, com o depósito em mãos de pessoa de confiança do juízo (art. 855).

Pode requerer o arrolamento todo aquele que tem interesse na conservação dos bens (art. 856) de maneira global, podendo ser medida preparatória de outra cautelar, como, por exemplo, o sequestro ou medidas de conservação. O credor, que, de regra não tem interesse global sobre os bens, só pode requerer o arrolamento nos casos que tenha lugar a arrecadação de herança, seja porque é jacente, seja porque se decretou a insolvência do espólio do devedor.

O arrolamento corre em autos próprios, seja como medida preparatória ou com incidente da ação principal, dando-se o apensamento sempre que possível.

Os requisitos da petição inicial, além dos dispostos nos artigos 282 e 801 do CPC, deve atender ao disposto no artigo 857 que dispõe o seguinte:

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.