Procedimento Sumaríssimo

Publicado em 29/07/2003

PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO

São Paulo

2002


Nas reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo, o pedido deverá ser certo ou determinado e indicará o valor correspondente (artigo 852-B, I, da CLT). O artigo usa o verbo dever no imperativo. Logo, a petição inicial deverá ter pedido certo ou determinado, indicando o valor correspondente. Não será admissível pedido genérico, como permite o artigo 286 do CPC para o processo civil. Dispõe o artigo 286 do CPC que o pedido deve ser certo ou determinado. Agora, há repetição no mesmo sentido no artigo 852-B, I, da CLT. Já se discutia o sentido de o pedido ser certo ou determinado. Para alguns, pedido certo quer dizer pedido delimitado, expresso, explícito, não se admitindo, assim, pedido implícito. A palavra determinado diz respeito à certeza do pedido, ao na debeatur e não aos valores, ao quantum debeatur. O termo certo empregado no mesmo dispositivo quer dizer valor, pois, se apresentado pedido certo, é vedado ao juiz proferir sentença ilíquida. O juiz não poderá, porém, condenar o réu em quantidade superior à que foi demandada. A conseqüência de que o pedido deve ser certo ou determinado, sendo indicado o valor correspondente, é que ele deverá se líquido. Não será admissível a apresentação de pedido ilíquido, de valores "a apurar", como, na prática, costuma ser feito, pois, do contrário, não se terá inclusive como fixar a alçada. Nas reclamações verbais sujeitas ao procedimento sumaríssimo, o funcionário encarregado de redigir a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.