Procedimento Sumaríssimo na Justiça do Trabalho

Publicado em 15/07/2003

Não obstante, há doutrinadores que defendem ser possível a citação por edital no rito sumaríssimo em casos excepcionais, a critério do juiz, a fim de não afastar a jurisdição.

Tal fundamento se deve ao evitar beneficiar empregadores inescrupulosos que pretendem livrar-se da ação judicial.

Ademais, tendo em consideração um interpretação literal da Lei 9.957/00, verifica-se que esta determina a não citação por edital quando o reclamante tiver conhecimento do domicílio do reclamado. Contrario sensu, será admitido a citação por edital, sob pena de se privilegiar os descumpridores das normas trabalhistas.

Agora, ao se pensar que a adoção do procedimento sumaríssimo é uma faculdade da parte, em não conseguindo a citação por outros meios, o Juízo, a requerimento da parte ou mesmo ex officio, poderá, ainda, converter o procedimento para o ordinário, deixando de existir o óbice legal para a realização da citação por edital, conforme ensina o professor Francisco Ferreira Jorge Neto

Logo, a restrição da citação por edital, se manteria no procedimento sumaríssimo.

4. Prazo máximo para designação da audiência e pauta especial:

À luz desta legislação estudada, não maiores contrvérsias no que tange ao prazo para designação da audiência.

A Lei 9.957/00 alude ao fato do prazo máximo de 15 (quinze) dias para a designação de audiência e não propriamente para a "apreciação" da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.