Privatização

Publicado em 22/04/2003

Para ser privatizada, o governo dividiu a malha ferroviária em sete blocos regionais, e estruturou um modelo de venda por concessão de longo prazo que priorizava o investimento e a melhoria dos serviços, principalmente para carga.

O Governo previa inicialmente arrecadar 4 bilhões de reais, mas vendeu todas as malhas e a prazo por aproximadamente 1,4 bilhões.

Ainda foi concedido um prazo de 20 anos aos "compradores" para que fossem feitos as devidas recuperações e investimentos.

Depois da privatização, o volume de carga ferroviária cresceu 37%, o faturamento setorial aumentou 75%. O setor deve encerrar 2002 com volume de negócios em torno de US$4 bilhões.

RODOVIAS

O Brasil possui 164 mil km de estradas federais, estaduais e municipais pavimentadas. Para as federais, o governo busca maneiras de incorporar capital privado na construção de novos trechos e na pavimentação e/ou reforma das estradas existentes, bem como passar a manutenção à iniciativa privada.

Para tanto, tem estudado e experimentado várias formas de concessão.

Das rodovias estaduais 8.675 km foram concedidos até início de 2002. O estado de São Paulo concedeu os maiores trechos - foram 12 áreas que somaram 3.517 km. Nos demais estados envolvidos, foram feitas as seguintes concessões: Espírito Santo e Bahia, uma em cada estado; Rio de Janeiro e Santa Catarina, duas; Paraná, seis e Rio Grande do Sul, oito.

A…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.