Princípios Constitucionais do Processo

Publicado em 05/06/2006

O caráter da imparcialidade é inseparável do órgão de jurisdição. O juiz coloca-se entre as partes e acima delas: está é a primeira condição para que possa exercer sua função dentro do processo.

O juiz representa o Estado, e sua função é de aplicar a lei ao caso concreto, solucionando o conflito de interesses; por este motivo, não pode tomar partido. O que caracteriza a atividade das partes é a parcialidade, uma vez que ambas querem ver os seus interesses prevalecerem; porém, o juiz representa o equilíbrio e a autoridade na relação processual, não podendo deixar-se influenciar pelos interesses que no processo se confrontam.

A imparcialidade do juiz é ao mesmo tempo princípio processual e direito subjetivo; direito porque o estado não permite, em regra, a autotutela dos interesses, sendo dever seu velar pela lei e dirimir a lide, desde que provocado pela parte prejudicada, cabendo-lhe a imparcialidade na decisão.

A questão da incapacidade subjetiva do juiz vem a partir da suspeita de sua imparcialidade. Daí a relação direta entre a incapacidade do juiz por suspeita de sua imparcialidade e a vedação constitucional aos tribunais de exceção.

A incapacidade subjetiva do juiz, que se origina da suspeita de sua imparcialidade, afeta profundamente a relação processual; justamente para assegurar a imparcialidade do juiz, as constituições lhe estipulam, prescrevem-lhe vedações e proíbem juízos e tribunais de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.