Princípio do Juiz Natural

Publicado em 13/04/2007


TEORIA-GERAL DO PROCESSO - PRINCÍPIO DO JUIZ NATURAL

FARGS
2007

Breve histórico

Mesmo antes da idade média os cidadãos esboçavam o desejo da instituição de um juiz natural que veio acontecer mais tarde na França. A primeira referência legal à expressão “juiz natural” ocorreu com a lei Francesa de 24.08.1790. A idéia do juiz natural, contudo, teve sua origem na Carta Magma Inglesa de 1215 onde instituía que “condes e barões não serão multados senão pelos seus pares, e somente de conformidade com o grau de transgressão” bem como “pela lei da terra”. A garantia do juiz natural, entretanto, obteve status constitucional por obra do constituinte francês de 1791. A partir desse modelo constitucional francês, outras instituições passaram a abrigar o princípio do juiz natural.

No Brasil, desde a Constituição do Império(1824) o Direito Constitucional Brasileiro previa no capítulo das disposições gerais e garantias dos direitos civis e políticos dos cidadãos brasileiros um extenso rol de direitos fundamentais, entre eles o princípio do juiz natural, princípio este repetido na nossa Constituição Republicana de 1891, bem como nas demais constituições, com exceção da Constituição do Estado Novo, de 1937, que silenciou acerca do juiz…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.