PRINCIPIO DA LEGALIDADE

Publicado em 22/04/2003

Princípio da Legalidade


INTRODUÇÃO

Ainda que não se refiram expressamente ao denominado Princípio da Legalidade em matéria penal ou Princípio da Reserva Legal, as constituições modernas, em sua quase unanimidade e todas as principais Declarações de Direitos desde a época medieval, ao menos em termos gerais, fixaram a garantia de um Princípio da Legalidade, embora redigido de forma quase sempre genérica.

O Princípio da Legalidade surge historicamente com a revolução burguesa e exprime em nosso campo, o mais importante estágio do movimento então ocorrido na direção da positividade jurídica e da publicização da reação penal. Isso é marcante quer no texto clássico inglês de 1215 quer no art. 8º da "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão", de 26/08/1789, nos seguintes termos: "Ninguém pode ser punido senão em virtude de uma lei estabelecida e promulgada anteriormente ao delito e legalmente aplicada". No Brasil foi inscrito na Constituição de 1824 e repetido em todas as Cartas Constitucionais subsequentes.

Pelo Princípio da Legalidade alguém só pode ser punido se, anteriormente ao fato por ele praticado, existir uma lei que o considere como crime. Ainda que o fato seja imoral, anti social ou danoso, não haverá possibilidade de se punir o autor, sendo irrelevante a circunstância de entrar em vigor, posteriormente, uma lei que o preveja como crime.

O Princípio da Legalidade figura no Capítulo I do Título II da Constituição Federal – Dos Direitos e Deveres Individuais e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.