Princípio da Intervenção Mínima do Direito Penal

Publicado em 22/04/2003

Princípio da Intervenção Mínima do Direito Penal

O princípio da Intervenção Mínima do Direito Penal consiste basicamente em delimitar o conteúdo e a abrangência da intervenção do Estado, por intermédio do Direito Penal, quando os outros ramos do direito não forem capazes de prevenir a conduta ilícita. Buscando a partir daí, limitar ou até mesmo impedir, a definição desnecessária de crimes e a aplicação de penas injustas.

Podemos dizer então que o princípio da Intervenção Mínima consiste em procurar meios fora do Direito Penal, para o controle social, antes de interpor um recurso judicial do campo do Direito Penal.

"Cuida-se saber em que medida e dentro de que limite está o ordenamento jurídico autorizado a interferir na vida social, editando normas de conduta cuja desobediência implica sanção". (Elias Antônio Jacob)

Podemos notar que de várias maneiras diferentes é aplicada a norma…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.