Princípio da Igualdade

Publicado em 22/04/2003

Princípio da Igualdade


1. Introdução


Decorrente de estudos e pesquisas abordadas, o presente artigo vem analisar os aspectos gerais, história e preceitos a respeito do Princípio da Isonomia, inserido no artigo 5º da Constituição Federal, dentro do Título Dos direitos e garantias fundamentais, de suma importância para o ordenamento jurídico.

2. Princípio da Igualdade

A igualdade diante da lei surge historicamente na Inglaterra por meio dos seus costumes, e se faz fundamental até hoje para a afirmação da igualdade perante o Juiz, segundo inscrito no artigo 5º, caput, da Constituição Federal, nasce o princípio da igualdade processual. Também designado como supraprincípio por alguns autores, a isonomia no processo deve garantir as partes e aos procuradores igual tratamento, para que tenham oportunidades iguais para fazer valer em juízo as suas razões.

A igualdade perante a lei buscou tornar inexistentes os privilégios entre os homens por motivo de crença, nascimento ou educação. Contudo, a absoluta igualdade jurídica não consegue eliminar a desigualdade econômica, com isso o conceito primitivo de igualdade segundo a lei não deve estabelecer qualquer diferença entre os indivíduos é deposto pela idéia de igualdade substancial, que visa tratamento igual aos substancialmente desiguais.

O princípio da Igualdade se baseia no cotidiano das pessoas (democracia-tópico posterior) ocorrendo o mesmo no processo civil, ou seja, as pessoas também possuem o direito e devem ser tratadas de forma igual perante a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.