PRESUN!O DE VIOL?CIA NOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL

Publicado em 27/08/2010

Conclusão

Este estudo tem como finalidade demonstrar a relevância social e moral do artigo 224 e alíneas do Código Penal, bem como sua adequação aos dias atuais.
Embora muitos doutrinadores afirmassem que o artigo, ora discutido, necessite de grandes mudanças, podemos observar que ele cumpre, até os dias atuais, a sua função principal, que é a proteção das pessoas impossibilitadas de oferecerem resistência contra o ato sexual não consentido.
Não se pode negar que nossa sociedade passou por grandes transformações desde a época em que o atual código foi promulgado, mas especificamente em 1940. O assunto tratado pelo referido artigo era pouco discutido entre as famílias daquela época, bem como os meios de comunicação pouco falavam sobre o assunto.
Hoje em dia, com o avanço tecnológico, principalmente com a chegada da internet, seria impossível dizer que o adolescente de 1940 tinha o mesmo grau de conhecimento e esclarecimento do adolescente de 2009.
Porém, uma pergunta que se deve fazer é até que ponto uma criança de menos de quatorze anos, apenas pelo fato de ter contato com o tema sexual, deixou sua infância de lado para se tornar uma pessoa plenamente capaz de saber exatamente quais serão as responsabilidades que recairão em suas costas pelos seus atos?
Ao entrar na discussão sobre o caráter da presunção da alínea a do artigo 224, vimos que muitos são os argumentos da defesa da teoria absoluta, bem como infinitos os fundamentos da teoria relativa. Para os relativistas, nos dias atuais, é muito difícil falar em innocentia consilii justamente pelo fato de os menores terem contato com tal tipo de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.