Presunção de Violência nos Crimes Contra os Costumes

Publicado em 24/05/2006

PRESUNÇÃO DE VIOLÊNCIA NOS CRIMES CONTRA OS COSTUMES


1. INTRODUÇÃO

A Presunção de Violência no início de vigência do Código Penal era tida como indiscutível. Desta forma em nada importava ao sujeito ativo saber ou não a idade da vítima na data do fato. Sendo caracterizado o estupro, por exemplo, e havendo conjunção carnal – não importando se com consentimento do sujeito passivo ou não, a presunção de violência era absoluta. Aos poucos essa rigidez foi-se flexibilizando, percebendo-se que o crime é conduta, e este comportamento do homem, e o Direito pune o comportamento. Assim é impossível sancionar uma ação não praticada. A vida real foi levando aos tribunais situações que, amoldadas ao texto legislativo, conduziriam à injustiça revoltante.

Desta forma, o objetivo específico deste trabalho, é entendermos o fundamento da presunção de violência nos crimes contra os costumes e a ação aplicada ao caso concreto.

Diante dessas diretrizes, o trabalho foi planejado em três etapas. Na primeira se fará uma breve incursão citando os crimes contra os costumes e tipificando e crime de estupro.

O segundo momento destina-se a compreensão da presunção de violência aplicada aos crimes acima citados.

Por último, analisa-se qual a ação penal aplicada nesses casos.


2. CRIMES CONTRA OS COSTUMES

O Título VI do Código Penal Brasileiro trata dos crimes contra os costumes. Quais sejam:

  • Estupro;
  • Atentado violento ao puder;

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.