Prescrição e Decadência no Novo Código Civil

Publicado em 20/10/2003

c) O prazo prescricional se suspende no período em que o Estado estuda o problema relativo á divida cobrança, a final considerada líquida.

4.10) Dos Prazos Prescricionais e Decadenciais:

O artigo 205 do Código Civil menciona que a prescrição ocorre em dez anos quando a lei não lhe haja fixado prazo menor. Isso representa ema evolução, pois no Código de 1916 esse prazo máximo era de trinta anos, que de resto foi reduzido para vinte pela Lei nº 2437, de 07 de março de 1955. Tal princípio se aplica a todos os casos de prescrição para os quais o Código Civil não previu outro prazo de maneira que, ou a lei impõe um lapso menor para a prescrição ou então a ação prescreve dentro do intervalo mencionado pelo artigo 205.

Há quem afirme que todas as ações são prescritíveis, entretanto, há aqueles que acreditam que temos ações que não prescrevem nunca.

Silvio Rodrigues acredita na segunda hipótese uma vez que, afirma que "muitas prerrogativas são amparadas, a meu ver, por um remédio judicial imprescritível".

São exemplos de ações que não prescrevem as declaratórias e as constitutivas, que não têm prazo de exercício fixado na lei.

Dessa forma, a regra do artigo 205, deve ser entendida dentro de certas limitações, dela excluindo-se as ações que não estão sujeitas à prescrição.

O artigo 206 preconiza diferentes ações e fixa-lhes um prazo diverso de prescrição, a começar de um até o de cinco anos, atribuído a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.