Positivismo Jurídico

Publicado em 22/10/2006

JUSNATURALISMO


1 – Introdução


O direito natural na antigüidade era tido como participação da comunidade humana na ordem racional do universo, cabendo aos estóicos a primeira formulação dessa doutrina. Na idade moderna é tido como disciplina racional indispensável às relações humanas, mas independente da ordem cósmica e do próprio Deus.

Estes aspectos caracterizaram o primeiro momento do jusnaturalismo, que somente veio a sofrer mutações com o advento do pensamento de Hugo Grócio, quando passou a ser concebido como uma técnica racional de convivência humana afastando-se a divindade do processo jurídico e pondo em seu lugar a razão.

Com o tempo, a concepção do jusnaturalismo volta-se para o indivíduo e sua liberdade perante o Estado, reservando-se espaços onde o homem estaria imune à interferência estatal.

O positivismo jurídico apresenta-se como um pensamento flagrantemente anti-jusnaturalista, não podendo o direito natural ser concebido como uma ideologia ou pensamento intocável, imutável.

Procuraremos através deste trabalho demonstrar, de forma concisa, o que vem ser o jusnaturalismo e o juspositivismo e sua influência no direito.


2. – Origem do jusnaturalismo e seu contexto histórico

Ao tratar do direito natural, Abbagnano distingue duas fases fundamentais da sua história. Numa primeira etapa – antiga – era tido como participação da comunidade humana na ordem racional do universo. Deve-se aos estóicos a primeira formulação dessa doutrina, onde a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.