Política

Publicado em 22/04/2003

Com o surgimento das leis escritas, isto é, das normas, diké transita do mito para a realidade, e a justiça insere a idéia de igualdade como princípio regulador da vida pública, ao qual todos, independente da condição social, estão inseridos. A areté passa a significar obediência e defesa do Estado, que se exprime nas leis que regulam direitos e deveres.

A invenção da Política exige que as explicações míticas sejam afastadas. Desse modo surgem indagações como: a Pólis existe por natureza ou por convenção entre os homens? A justiça e a lei Política são naturais ou convencionais? Tais indagações colocam de um lado os sofistas, defensores do caráter convencional da justiça e da lei, e de outro, Platão e Aristóteles, defensores do caráter natural da justiça e da lei.

Na perspectiva dos sofistas,

(...) a Pólis nasce por convenção entre os seres humanos quando percebem que lhes é mais útil a vida em comum do que em isolamento. Convencionam regras de convivência que se tornam leis, nomos. A justiça é o consenso quanto às leis e a finalidade da Política é criar e preservar esse consenso (Chaui, 1995, p. 381).

Se a Polis e as leis são convenções humanas, podem mudar, à medida que mudarem as circunstâncias. A justiça será permitir a mudança das leis sem que isso destrua a comunidade política. A única maneira de realizar mudanças sem que haja destruição da ordem política é o debate para chegar ao consenso, isto é, a expressão…

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