Periculosidade

Publicado em 20/03/2004

Posicionamento adotado por esta Colenda Corte no sentido de que a intermitência do trabalho executado em condições perigosas não afasta o direito do adicional de periculosidade não havendo que se confundir intermitência com eventualidade". (TST-ED-RR 1.690/88.1, Rel. Min. Carlos da Fonseca, Ac. SDI 2.291/91).;

O adicional de periculosidade deve ser deferido integralmente, ainda que a exposição do agente seja de caráter intermitente, pois a periculosidade proporcional ao tempo de trabalho na área de risco carece de amparo legal". (TST-RR 1.076/88, Rel. Min. Calixto Ramos, Ac. 3ª T. 3.557/91);

Não importa o tempo em que o empregado está sujeito à atividade perigosa para que faça jus ao adicional respectivo". (TST-ED-RR 5.584/88.0, Rel. Min. Hélio Regato, Ac. SDI 41/92);

Não se pode recusar o direito ao adicional de periculosidade àquele empregado que tem contato com o agente nefasto, ainda que em caráter intermitente. Cumpre assinalar, outrossim, que o legislador desprezou o fator tempo de exposição do serviço prestado em condições perigosas, dando prevalência ao salário percebido". (TST-RR 22.731/91.6, Rel. Min. Francisco Leocádio, Ac. 2ª T. 1.087/92)."

C – em condições de risco acentuado.

Do conceito estampando no referido artigo, há que se destacar as condicionantes, contato permanente e risco acentuado, que devem ocorrer, simultaneamente, para que fique caracterizada a periculosidade.


4. NATUREZA JURÍDICA

O adicional de periculosidade, em regra, tem natureza jurídica…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.