Perda da Posse, Efeitos da Posse e Ações Possessórias

Publicado em 22/04/2003


PERDA DA POSSE PARA O AUSENTE

Pode ocorrer em dois casos:

1. Pela abstenção do ausente

Se o ausente tem notícia da ocupação e não busca retomar o bem, abandonando o seu direito, perde a posse, por não ter demonstrado interesse como proprietário. Silvio Rodrigues considera que este artigo cria unia discriminação em favor do possuidor negligente, em detrimento do interesse social de proteger quem exerce a posse pública e pacífica por mais de ano e dia.

2. Pelo afastamento violento

Se, ao tentar retomar a posse, o possuidor for violentamente repelido por quem detém a coisa e se recusa a entregá-la.



DOS EFEITOS DA POSSE

O legislador pátrio, nos artigos 499 a 519 do Código Civil, elencou, de modo sucinto, quais os efeitos produzidos pela posse e, a esse respeito, muito se tem discutido. Segundo Washington de Barros Monteiro, alguns autores, como Savigny, reduziram a apenas dois os efeitos específicos da posse, quais sejam, o usucapião e a faculdade de invocar interditos. Outros autores, tais como Edmundo Lins e Vicente Raó, por sua vez, sustentam que, verdadeiramente, o único efeito decorrente da posse é a faculdade de invocar os inteditos, pois, no entender de tais doutrinadores, até mesmo o usucapião deveria ser excluído, visto não ser efeito exclusivo da posse, mas sim desta em conjugação com outros elementos (res habilis, titulus, fides e tempus).

Acerca desta questão, Caio Mário da Silva Pereira afirma que a possibilidade de invocar os interditos possessórios deve ser visto como um efeito direto da posse, sem que seja necessária a intercorrência de qualquer fato…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.