Penhor

Publicado em 15/09/2003

Penhor


História

No passado, o homem respondia por suas dívidas com seu próprio corpo. Essa realidade superou a fase primitivista e alcançou a civilização, sendo observada por largo período na própria codificação do direito romano (Lei das XII Tábuas, na Tábua III). Somente a partir da Lex Poetelia Papiria, em 326 a.C., é que o indivíduo passou a responder por suas obrigações exclusivamente com o seu patrimônio, abolindo-se a execução sobre a pessoa do devedor e cingindo-se esta aos seus bens.


Introdução

Tem por objetivo, este trabalho, de discorrer sobre o PENHOR, entre os direitos reais de garantia, apresentando suas espécies, seus sujeitos intervenientes, direitos e obrigações do devedor e do credor e como se dá sua extinção.

Todavia, para iniciar tal tema, vejamos inicialmente quais seriam Direitos Reais.

DIREITOS REAIS.

Nosso Novo Código Civil, no artigo 1225, assevera que são direitos reais, além da propriedade, a superfície, a enfiteuse, as servidões, o usufruto, o uso, a habitação, o direito do promitente comprador do imóvel, as rendas expressamente constituídas sobre imóveis, o penhor, a anticrese e a hipoteca.

A despeito de ser controvertida na doutrina a natureza jurídica da posse e sua classificação enquanto direito real, o mesmo não ocorre com os chamados direitos reais de garantia, quais sejam, aqueles que prestam-se a conferir ao titular do direito uma garantia acessória a uma obrigação principal, representada por uma…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.