Penas e Constituição Federal

Publicado em 22/04/2003

Penas e Constituição Federal

Aracaju, dezembro de 2001


I-Introdução

O texto constitucional é fonte material de todos os ramos do Direito. Através dele, os legisladores infraconstitucionais inspiram-se para criar as normas ordinárias reguladoras da convivência social. E é justamente pelo fato da Carta Magna ser uma espécie de baliza para as demais normas, que compreendemos o quanto é importante uma análise prévia de seu conteúdo em detrimento de um estudo isolado de tais normas ordinárias. E no tocante ao Direito Penal não poderia ser diferente!

A Constituição Federal de 88 prescreveu em seus dispositivos diversos princípios e garantias acerca dessa disciplina, sendo que, dentre estes, há uns relacionados intrinsecamente ao regime das penas. São eles, princípios imprescindíveis à viabilização de um sistema punitivo condizente com o Estado Democrático de Direito, incluindo normas permissivas e proibitivas a respeito de modalidades penais.


II-Os princípios constitucionais inerentes às penas

1- O princípio da legalidade

No século XVIII, com o advento do Iluminismo, surgiram filósofos e pensadores, como Beccaria, defendendo teorias acerca da legalidade. Eles tinham por objetivo central coibir o autoritarismo estatal exacerbado existente naquela época. Porém, tal princípio apenas tomou forma de lei a partir de 1776, com as sucessivas Declarações de Direitos das Constituições Norte-Americanas, após a independência das 13 colônias. Posteriormente, em 1789, foi…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.