Paternidade Socioafetiva: Uma Nova Visão de Família como Instituição

Publicado em 26/11/2006

Paternidade Socioafetiva: Uma Nova Visão de Família como Instituição


Resumo:

Devido à estruturação da célula familiar que ora se estabelecia, se quer cogitava a possibilidade da discussão acerca da paternidade dos filhos. A partir da Constituição Federal de 1988 e das sensíveis mudanças ocorridas no ramo do direito de família, abriu-se tal possibilidade, a qual desencadeou uma série de indagações e novas relações oriundas dessa abertura, dentre elas, a figura do pai biológico e do pai afetivo, atribuindo-se o devido valor às relações desenvolvidas na base afetivo-amorosa, sendo que, este estado de fato, se sobrepõe à verdade biológica, de onde decorrem diversas proposições.

Palavras-chave:

Desbiologização; filiação; paternidade; socioafetivo; biológico.


1. Introdução

Num primeiro momento, a necessidade de preservação do núcleo familiar era colocado no mais alto patamar jurídico, havendo sérias distorções decorrentes dessa preservação, que, de certo modo, deve ser mantida. Entretanto, sem alguns excessos anteriormente contemplados, a tal ponto da legislação civil de 1916, rotular os filhos de forma absolutamente cruel, fazendo uso de uma terminologia discriminatória, ao distinguir filhos ilegítimos, espúrios, adulterinos, incestuosos e naturais.

Tal classificação tinha como único critério a circunstância de a prole haver sido gerada dentro ou fora do casamento. A situação…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.