Parto anônimo e a afronta ao direito ao conhecimento da origem genética

Publicado em 29/06/2015

3 PROJETO DE LEI Nº. 3.220/08: LEGALIZAÇÃO DO ABANDONO

O instituto do parto anônimo é objeto do projeto de Lei n. 3.220/2008 que, segundo Almeida (2008), permite a entrega do recém-nascido para a adoção imediata, prometendo: acabar com os casos de abandono, reduzir abortos e encurtar as filas de espera nos abrigos, mas implica não revelar a identidade da mãe biológica.
Ocorre que esta justificativa, conforme Penalva (2009), pode não ser suficiente para legitimar tal prática, pois não enfrenta o cerne da questão: o choque entre a liberdade da mulher e o direito à identidade do filho.
Muito antes pelo contrário, a defesa do parto anônimo pauta-se em uma comoção social diante dos vários casos de abandono de crianças, e olvida-se questionar implicações de tal ato para a sociedade e para o indivíduo fruto deste “abandono legalizado”. (PENALVA, 2009, p. 87).
Apesar de causar polêmica, o instituto tem os mais diversos apoiadores. Almeida (2008) destaca que há aqueles que defendem sua legalização como solução para diminuir o número de abortos; outros preferem apontar o fim de uma adoção burocrática e ineficiente, ou como uma forma de evitar o abandono que, muitas vezes, culmina em morte. Por outro lado, o parto anônimo recebe severas críticas, pois viola o direito da criança em conhecer sua própria identidade genética.
Parto anônimo é o direito da mãe em permanecer…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.