Partes, Representação, Procuradores, Terceiros e Nulidades

Publicado em 06/05/2006

As nulidades dependerão do que estiver previsto em lei para que sejam observadas as formas nela previstas. Violadas as formas, a lei irá determinar a penalidade para a sua não observância. É uma decorrência de que ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer

alguma coisa a não ser em virtude de lei (art. 5º, II, da Constituição). Podemos lembrar que o processo será nulo quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deveria intervir, sendo que o juiz deverá anular o processo a partir do momento em que o órgão deveria ter sido intimado (art. 246 do CPC). Mesmo as citações e as intimações serão consideradas nulas, caso não sejam observadas as prescrições da lei (art. 247 do CPC).

Princípio da instrumentalidade das formas ou da finalidade

O ato processual deve se ater à observância das formas, porém, se de outro modo o ato atingir sua finalidade, haverá validade do ato praticado (exemplos: arts. 154 e 244 do CPC). Exemplo é o réu não ser citado e comparecer à audiência, na qual apresenta defesa. Se não há cominação de nulidade pela forma estabelecida em lei, o ato processual, ainda que de outra forma, atingiu sua finalidade, não há porque se decretar a nulidade.

Princípio da economia processual

Recomenda o princípio da economia processual que se obtenha o máximo resultado na atuação da lei com o mínimo emprego possível de atividades processuais(Echandia).A não-observância da forma legal anula apenas os atos que não possam ser aproveitados, desde que não resultem prejuízo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.