Os Não Empresários: A Dicotomia entre a a Atividade Intelectual e a Empresária

Publicado em 16/07/2005

OS NÃO EMPRESÁRIOS: A Dicotomia entre a Atividade Intelectual e Atividade Empresária

Junho/2005


1. Introdução


Com o advento do novo Código Civil e a consagração da unificação do Direito Comercial com o Direito Civil, por ele impetrada, o Direito Brasileiro mostrou-se leal com a sua tradição. Esta nova visão global do Direito Privado, que alçou o ideal de abarcar o que há de comum aos dois ramos, promoveu uma união em matéria obrigacional, seguindo as peculiaridades do modelo jurídico italiano. Estas transformações ensejaram a queda de algumas teorias e o surgimento de uma nova abordagem dos conceitos comerciais. O novo Código positivou a teoria da empresa, de origem notadamente italiana, que tem como escopo o estudo da maneira pela qual a atividade econômica é exercida, em detrimento da antiga teoria dos atos de comércio, que se detinha à análise pura da natureza dos atos praticados.

Nesta dicotomia é que surge o cerne desta resenha, que se deterá à idéia da nova figura introduzida no Código: os empresários. No entanto, a abordagem privilegiará à concepção negativa deste sujeito, portanto, o exame detalhado se dará em cima da definição dos não empresários, consagrada no Código em seu artigo 966, parágrafo único: "Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa."

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.