OS EFEITOS DA IMPUNIDADE NOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE OS CRIMES COMETIDOS POR ARMA DE FOGO

Publicado em 09/08/2010

2.2 CRIMINALIDADE E IMPUNIDADE

É sabido que nenhuma sociedade está livre da ocorrência de crimes. O delito é um fenômeno social, porém revestido de um caráter peculiar, já que seus efeitos são mais danosos à sociedade do que qualquer outro fato social. Segundo Da Silva (2000, p. 20), “afirmar que a criminalidade é um fenômeno social deve ser entendido amplamente, uma vez que o crime é um fenômeno biopsicosocial, produto de vários fatores, não de causa única”.
São pertinentes as alusões de Pinho (1985) sobre os estudos da Antropologia Criminal de Lombroso, que foi a base da Criminologia. As idéias do estudioso se referiam ao crime como um fenômeno biológico, o criminoso nasce delinqüente, apresenta características físicas e morfológicas específicas, é insensível física e moralmente é atávico, com fundo epilético e semelhante ao louco moral, doente antes que culpado e que deve ser tratado e não punido. Apesar da incoerência da definição do criminoso nato e dos exageros de Lombroso, seus estudos contribuíram para a ampliação dos horizontes do Direito Penal
Fome, desigualdade e exclusão social não deixam de constituir alguns dos fatores condicionantes do aumento dos índices de criminalidade no Brasil a dimensão e continuidade da existência desses fatores acabam por revelar o quadro estrutural da violência e esse contexto provoca mudanças culturais que enfraquecem valores até então importantes para o convívio social.
Segundo Jesus (2002), a culpa para o aumento da criminalidade é atribuída comumente ao Código Penal que necessita de uma reforma. Entretanto, o país…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.