OS EFEITOS DA IMPUNIDADE NOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE OS CRIMES COMETIDOS POR ARMA DE FOGO

Publicado em 09/08/2010

2.1 A EXECUÇÃO PENAL BRASILEIRA E OS DIREITOS DOS PRESOS


A lei de Execução Penal (Lei nº, 7.210/84) objetivou afastar o arbítrio, a cruel-dade e a própria hipertrofia da punição, abarcando os princípios da jurisdicionalida-de, legalidade, igualdade, individualização, proporcionalidade e humanização das penas, sendo certo que aqueles direitos não contemplados diretamente nela decor-rem da Constituição Federal ou das normas de Convenções internacionais ratifica-das e inseridas no ordenamento jurídico, sendo assegurados aos presos integridade moral, dignidade e o livre desenvolvimento de sua personalidade (BARROS, 2001).
Ao transitar em julgado uma sentença condenatória, gera para o Estado um título executivo que deve ser executado nos limites impostos pela referida sentença, sob pena de configurar excesso ou desvio de execução. Assim sendo, o preso pas-sa a possuir um complexo de direitos subjetivos e expectativas que devem ser pre-servados e respeitados pelos órgãos encarregados da execução.
O conflito decorrente do direito de punir do Estado e os direitos subjetivos dos presos, denominado incidente de execução ficaram dirimidos, já que até então a administração das penitenciárias ou seus carcereiros é que elaboravam regras ou regulamentos internos, sujeitando o detento a toda espécie de humilhações e cons-trangimentos, desaguando em completo desvio do enunciado na sentença condenatória.
Em função desse quadro desumano e sem quaisquer garantias em relação aos direitos dos presos, surge a idéia de jurisdicionalização da execução penal, pela qual o juiz…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.