OS EFEITOS DA IMPUNIDADE NOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE OS CRIMES COMETIDOS POR ARMA DE FOGO

Publicado em 09/08/2010

2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA PUNITIVO PELA PRÁTICA DE
DELITOS


Na era primitiva vivia-se em um verdadeiro caos social. Não havia justiça e nem Estado e as penas dos delitos praticados tinham por base a vingança privada. Quando um crime era cometido, não só a vítima reagia, como também seus familia-res e toda a sua tribo e, tomados por um desmedido desejo de vingança, eram ex-tremamente cruéis contra o ofensor e todo seu grupo. A vingança era concebida como obrigação religiosa e sagrada, cujos resultados eram as guerras, que teriam por desfecho o extermínio completo de um dos grupos (BACCARIA, 2004).
A partir do fim do período da vingança privada e da transferência do poder de punir para o Estado é que a história da pena começou a percorrer fases, como o Iluminismo (quando surgiu uma forte reação às penas cruéis) e as discussões da pena privativa de liberdade nos dias atuais. Todavia, Zaffaroni e Pierangeli (2002, p. 180) não hesitam em afirmar que: "no plano real, o caminho não é tão linear nem evolutivo, e sim uma luta permanente e constante; e que vingança privada, vingança pública e tendências humanitaristas são termos que encontramos em todas as épocas".
A Antigüidade desconheceu totalmente a privação de liberdade, estritamente considerada sanção penal. Mesmo havendo o encarceramento de delinqüentes, este não tinha caráter de pena, e sim de preservar os réus até seu julgamento ou execução. A prisão surgiu como forma de sanção em meados do século XVIII, tendo sua origem na Igreja, para quem, desde os seus primeiros tempos a pena devia servir para a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.