Origens das Penas Restritivas de Direito

Publicado em 11/12/2006

Penas Restritivas de Direito


ORIGEM DAS PENAS

Conforme relatos antropológicos, vindos das mais diversas fontes, foi possível supor que a pena surgiu de um caráter sacral, pois como os mais antigos agrupamentos de homens não podiam explicar os acontecimentos que fugiam ao cotidiano (chuva, raio, trovão), estes agrupamentos passaram a ser atribuídos a seres sobrenaturais, que presenteavam ou castigavam o povo pelo seu comportamento.

Esses seres, para os homens primitivos eram os totens, que foram os responsáveis pelos graves castigos. É plausível dizer que, que as primeiras regras de proibição e, conseqüentemente, os primeiros castigos (penas), se encontrem vinculadas às regras totêmicas, e também ao tabu, que era um outro tipo de castigo.

Posteriormente da diversidade das tribos, surgiram outras duas espécies de penas, a perda da paz e a vingança do sangue, que evoluíram para o talião e a composição.


CONCEITO DE PENA

As penas podem ser encaradas sobre três aspectos: Substancialmente, Formalmente e teleologicamente.

Substancialmente, consiste na perda ou privação de exercício do direito relativo a um objeto jurídico.

Formalmente está vinculada ao princípio da reserva legal, e somente é aplicada pelo Poder Judiciário, respeitado o princípio do contraditório.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.