Origem das Cooperativas

Publicado em 09/12/2004

O primeiro dispositivo legal dispondo sobre as atividades cooperativistas no Brasil data de 6 de janeiro de 1903 - o Decreto nº 979 - que regula as atividades dos sindicatos de profissionais da agricultura e das atividades rurais e de cooperativas de produção e consumo, inobstante existam referências ao movimento em 1890.8 Posteriormente, em 5-1-1907, foi promulgado o Decreto nº 1.637, ainda muito modesto como regulamentador e uma atividade tão importante. Tinha 26 artigos, dos quais somente 16 eram destinados às sociedades cooperativas. Por esse Decreto, as cooperativas podiam ser constituídas sob forma de sociedades anônimas, em nome coletivo ou em comandita, regidas pelas leis que regulavam cada uma dessas formas de sociedade. As características que hoje diferenciam as sociedades cooperativas das demais sociedades, em número de 11, estudadas no item 2.2 adiante, estavam limitadas a 3 naquele Decreto de outrora, quais sejam: (i) a variabilidade do capital social; (ii) a não-limitação do número de sócios; e (iii) a inacessibilidade das ações, quotas ou partes a terceiros, estranhos à sociedade.

Vinte e cinco anos mais tarde, veio o Decreto nº 22.239, de 19-12-1932. Este sim, visto como o estatuto do cooperativismo, pode ser considerado o marco da formalização legal da atividade no Brasil. Esse decreto foi substituído, no ano seguinte, pelo de nº 23.611. Em 1934, o Decreto n0 24.647 institui o cooperativismo sindicalista. Mereceu, esse decreto, desde o início, as críticas mais acerbas. A ele seguiu-se o Decreto-lei nº 581, de 1º-8-1938, sendo ambos consolidados pelo Decreto-lei n0 8.401, de 1945.

A partir dessas duas décadas, a evolução legislativa não cessou, podendo ser…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.