Ordem Econômica na Constituição Brasileira 1824

Publicado em 27/05/2015

4. TRANSCRIÇÕES DOS ARTIGOS QUE NA CONSTITUIÇÃO ANALISADA TRATAM DA “ORDEM ECONÔMICA”

Num sistema de economia liberal, a Constituição pouco teriam a dizer sobre a organização da economia. Com efeito, as cartas políticas destinavam-se a determinar a organização do Estado e a estabelecer os direitos fundamentais. Na Carta de 1824 ficava bem marcada a preocupação com a manutenção do direito monárquico pela família imperial, isto é, a família de Dom Pedro I. A organização política como se sabe, reconhecia quatro poderes, ou seja, um Legislativo bicameral, um Executivo cujo chefe era o Imperador e que era exercido com a colaboração dos Ministros, um Poder Judicial e o Poder Moderador. O Poder Moderador, como indicado no art. 98, centralizava no Imperador todo o poder final, posto que lhe cabia velar pela “manutenção da independência, equilíbrio e harmonia dos demais poderes”.
Para tanto, cabia-lhe nomear os senadores, prorrogar ou adiar a Assembléia Geral e dissolver a Câmara dos Deputados nos casos em que exigisse a “salvação do Estado” (art. 101, número 5). Estavam enfeixados no Poder Moderador a possibilidade de suspensão de magistrados por queixas contra eles formuladas, perdão e redução de penas a réus condenados e a concessão de anistia (art.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.