O Tratamento Jurídico Brasileiro das Provas Ilícitas no Processo Penal

Publicado em 14/05/2015

2.3 DAS PROVAS ILÍCITAS EM FAVOR DA SOCIEDADE
Essa classificação é tratada no sistema jurídico brasileiro dentro no contexto do princípio da proporcionalidade, onde visa basicamente a permissibilidade das provas ilícitas em favor da sociedade ou não. Aclara acerca do assunto Denílson Feitoza (2009, p. 703):“Somente em situações extremas e excepcionais se pode admitir a utilização de prova ilícita pro societate, pois, do contrário, o Estado estaria sendo incentivado a violar direitos fundamentais, o que iria frontalmente contra a própria noção de provas ilícitas, que foram originariamente idealizadas e instituídas exatamente para dissuadir o Estado de violar direitos fundamentais. O principio constitucional da legalidade, por sua vez, também não se prestaria a esse intento, pois sua função precípua de defesa é a de garantir direitos fundamentais em face do Estado e não o contrário”.
Essa teoria serve para ponderar a disparidade dos litigantes quando não há outra forma de se estabelecer a inocência de qualquer uma das partes. No entanto, essa abordagem faz com que gere instabilidade de garantias, ocasionando assim conflito entre interesse da coletividade e do réu; nesse caso, deverá o juiz, com seu poder de discricionariedade sopesar as questões pautadas para julgar imprescindível ou não a utilização da prova e assim, proporcionar seu parecer no que tange a admissibilidade.
Esse tema vislumbra a aplicação jurisdicional que se dará mediante a apreciação de um bem. O magistrado julgará qual possui maior relevância, no caso de um conflito entre sociedade e particular, para que possa decidir acerca admissibilidade da prova ilícita nos autos, essa que será imprescindível para aplicação do contraditório e da ampla defesa. Aquele que evidenciar maior protuberância prevalecerá.
Ante todo o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.