O Sistema Penitenciário e a Pena de Prisão

Publicado em 05/08/2006

Como exemplo dos atos a que foram submetidos os desfavorecidos da sorte na Franca temos os seguintes dados históricos:

As guerras tinham arrancado da Franca uma boa parte de suas riquezas. No ano de 1556 os pobres formavam quase a quarta parte da população. Estas vítimas da escassez subsistiam de esmolas, do roubo e assassinatos. O parlamento tratou de enviá-la as províncias. No ano de 1525 foram ameaçados com patíbulo, em 1532 foram obrigados a trabalhar nos encanamentos de esgotos, acorrentados de dois a dois; em 1554 foram expulsos da cidade pela primeira vez; em 1561 foram condenados as galés e em 1606 decidiu-se finalmente, que os mendigos de Paris seriam açoitados em praça pública, marcados nas costas, teriam cabeças raspadas e logo expulsos da cidade. (DE GROOTE apud BITTENCOURT, 1993, p. 23)

Um movimento gradativo no desenvolvimento das penas privativas de liberdade iniciou-se na segunda metade do século XVI, com a criação e construção de locais para a prisão de apenados. A suposta finalidade da instituição criada e dirigida com férrea imposição de vontade de seus responsáveis, consistia na reforma dos criminosos por meio de trabalho e da disciplina, portanto, os presos desenvolviam atividades económicas. Seu objetivo era também a prevenção geral de delitos, posto que desestimulavam os libertos a aderirem a vadiagem e a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.