O Sistema de Repartição de Competências

Publicado em 23/04/2005

O SISTEMA DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Natal-RN

Abril-2005


Apresentação

Do mesmo Montesquieu é a clássica divisão dos poderes do Estado em Executivo, Legislativo e Judiciário, adotada pela totalidade das democracias ocidentais.

Ao lado dessa divisão pode-se falar numa estratificação vertical do poder público consubstanciada no regime federativo.

O conceito moderno da idéia de federação origina-se possivelmente com Locke, e surge na história com a declaração da independência dos Estados Unidos da América do Norte. Em outros países, como o Canadá, adotou-se o modelo contrário ao dos Estados Unidos ao enumerar-se os poderes dos Estados, ficando para a União os poderes remanescentes. 

A primeira Constituição Federativa e Republicana – 1891,  seguiu o modelo norte americano, enumerando no artigo 33, as competências privativas e no artigo 343 as competências não privativas do Congresso Nacional  e fixando no artigo 63 que cada estado reger-se-á pela Constituição e pelas leis que adotar, respeitados os princípios constitucionais da União.     

A Constituição de 1967, bem como a Emenda Constitucional  No. 01 de 1969, embora tenham fixado nos respectivos artigos 8º, inciso XVII, alíneas "h" , como competência da União legislar sobre jazidas, minas e outros recursos minerais, metalurgia, floresta, caça e pesca, não tendo aberto tal possibilidade aos Estados, para outras…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.