O Procedimento dos Crimes de responsabilidade dos Funcionários Públicos.

Publicado em 16/11/2007

O Professor Damásio esclarece que é possível a participação de um terceiro, não exercente de função pública, isso pode ocorrer quando, por exemplo, este terceiro induzir o funcionário público a praticar a conduta ilícita, nesse caso, entende Mirabete que o particular pode ser co-autor ou participe, comunicando-se a ele a circunstancia elementar de ser o agente funcionário publico.

O sujeito passivo é o Estado. Secundariamente pode figurar também, o particular, vitima da exigência ou outro funcionário.

Tipo Objetivo A conduta típica esta no exigir vantagem indevida. Exigir significa ordenar, reclamar, imperiosamente, impor como obrigação, constrangendo-se assim a liberdade individual para que a pessoa conceda ao sujeito ativo a vantagem indevida.

Segundo Mirabete na base do crime esta o metus publicae potestatis, ou seja, o temor de represálias por parte do agente, dessa forma não seria necessário que se faca a promessa de um mal determinado, basto o temor genérico que a autoridade inspira, desde eu influa na manifestação volitiva do sujeito passivo.

A lei prevê a concussão explicita, ou seja, a feita abertamente pelo funcionário que não encobre a exigência da vantagem indevida ou as possíveis represálias, e a implícita, muito…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.