O Procedimento dos Crimes de responsabilidade dos Funcionários Públicos.

Publicado em 16/11/2007

A infração se aproxima mais da apropriação por erro (art. 169, 1ª parte), qualificada pela qualidade do agente.

Objetividade Jurídica: Tutela-se a administração pública no seu aspecto moral e patrimonial.

Sujeitos do delito

Sujeito ativo deste crime é o funcionário público, nada impedindo a participação de um particular.

Sujeito passivo é o Estado, já que se trata de crime contra a Administração Pública. Podem ser vítimas, também, um estranho, (uma pessoa não pertencente ao funcionalismo público) ou outro funcionário público, que entregam a coisa por erro ou são dela proprietários.

Tipo objetivo A conduta prevista no dispositivo traduz-se, como no peculato próprio, na apropriação do objeto do crime. A posse do agente, porém, decorre de erro (de direito ou de fato) daquele que faz a entrega. Esse erro pode versar sobre a coisa que lhe é entregue; sobre a obrigação que deu causa à entrega; sobre a pessoa a quem faz a entrega; ou mesmo sobre a quantidade da coisa devida. Nesta última hipótese, a apropriação entre a importância realmente devida e o indébito configurará o delito. O erro tanto pode ser do particular como da própria Administração pública.

Indispensável para a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.