O Príncipe de Maquiavel

Publicado em 09/03/2006

O PRINCIPE


1. INTRODUÇÃO


MAQUIAVELLI, Nicoló di Bernardo Dei. O Príncipe. Tradução de Brasil de Bandecchi. São Paulo: Centauro, 2001. 113 p.

Maquiavel, que havia perdido o emprego na ‘Segunda Chancelaria da República de Florença’, teve como objetivo ao escrever esta obra o de agradar os que detinham o poder e voltar a participar dele. Ele despreza o Pensamento da Idade Média, esquece a Monarquia de Dante e proclama que a origem do poder não é divina, mas se encontra na força. Só poderia haver boas leis, onde houvesse boas armas. Então para que um príncipe fosse respeitado deveria ter um exercito nacional. Maquiavel demonstra as maneiras de conquistar um principado, como perde-las e conserva-las. No mais veremos como ele revela sua preferência pela República, pois mostra que os homens livres sempre amararão a liberdade e a única maneira de vence-los é liquidando-os.


2. NICOLAU MAQUIAVEL AO MAGNIFICO LOUREZO DE MÉDICE

Maquiavel oferece a obra ao Magnífico Lorenzo de Médice, ressaltando que muitos, quando querem agradar ao Príncipe lhe oferecem presentes, enquanto ele dedica seu livro que é fruto de muito conhecimento adquirido da experiência das coisas modernas e continuas lições das antigas. Na obra não usou de artifícios, quis que os únicos ornatos deste trabalho fossem as verdades e as gravidades do assunto que o deixa agradável. Pede que não seja mal interpretado, por discorrer sobre o governo dos príncipes e regula-lo, sendo que para conhecer a natureza dos príncipes é preciso ser povo.


3. DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.