O Positivismo Jurídico

Publicado em 01/03/2005

Assim sendo, na Idade Moderna, o Direito Positivo, ou Jusnaturalismo (como também é conhecido) muda a concepção ao abandonar sua roupagem religiosa. Com a consolidação da Escola do Direito Natural e com seus pensadores dos séculos XVII e XVIII, assume e prega fundamentos essencialmente humanos, ao explicar o Direito e o Estado a partir dos Direitos Naturais do Homem. Já não se aceita mais a racionalidade divina legitimando o poder despótico de príncipes e reis e os direitos individuais se tornam o centro de referência da organização social.

A partir da Revolução Francesa institui-se o Estado de Direito, buscando uma perspectiva democrática, inclusive chegando a um segundo momento extremamente importante e concretizando na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Mesmo de forma utópica, os Direitos Humanos representam uma reação, uma forma de resistência à opressão do homem pelo homem. A lei passa, embora vagarosamente, a ser a fonte e o fundamento do discurso em favor dos direitos, mesmo que de forma subjetiva. Este pensamento, inspirado nos ideais modernistas da Revolução Francesa, ajuda a construir o Estado Moderno, no qual resistir à opressão já não se torna necessário constar na constituição dos países recém-formados. O passo adiante se verifica no fato de estas mesmas Cartas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.