O Positivismo de Lombroso

Publicado em 22/04/2003

Período Criminológico do Direito Penal


Brevemente, iremos explanar a evolução das idéias penais, para nos situarmos acerca do Período Criminológico dentro dessa evolução podendo assim entender melhor a Escola Positiva do Direito Penal.

Inicialmente, nos tempos primitivos, não podemos afirmar com convicção que se tenha havido algum tipo de princípio penal, todos os problemas enfrentados eram explicados através da religião, e a partir daí, criaram-se os tabus, e quando esses eram descumpridos, haviam as punições.

Mais tarde, houve o tempo da vingança privada, onde a tribo, a família ou mesmo o próprio vitimado, se vingava de quem os fez mal, retribuindo com a vingança que lhes fosse conveniente, mas nunca era uma vingança justa. Mais tarde foi implantado a lei de talião, limitando o vitimado a vingar-se da mesma maneira em que foi lesado, ou seja "olho por olho, dente por dente".

Depois do período da vingança privada, ocorreu o período de vingança divina, onde a igreja, através de seus sacerdotes afetavam a vida de todos com suas sanções, muito cruéis.

Com o tempo, conseguiu-se uma melhor organização social, e aí foi instaurada a vingança pública, que começou ser adotada para defender não mais a igreja, mais agora o Estado e seu soberano, onde eram aplicadas penas aos que descumpriam ou desobedeciam as regras por ele impostas.

Com o Iluminismo, nasce o Período Humanitário do Direito Penal. Ele pregou a reforma da justiça penal, pois o homem estava se modernizando e devia tomar consciência do problema penal como sendo um problema…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.