O Porte de Armas de Fogo no Brasil

Publicado em 04/02/2005

Este contexto está direcionado à discussão concernente ao direito à legítima defesa uma vez que o Estado não garante a segurança dos civis, assunto este que está intimamente ligado ao desarmamento da população. Mas para que se possa compreender o presente tópico, faz-se necessário desenvolver o conceito e pressupostos da legítima defesa.

Aceita-se como parte da história da legítima defesa desde a ação dos Bárbaros, até a antiga tradição grega explicada por Cícero, como destacável instituto do Direito Natural. Mas esta só foi criada tal qual encontra-se nos dias de hoje, a partir do momento em que o "Estado reclamou para si o castigo do autor em face da prática de uma ofensa pública ou privada", em que se admitiu a legítima defesa pelo particular que sofreu injustamente alguma lesão (JESUS, 1985, p.333).

Segundo o professor Damásio E. de Jesus (1985, p.333) os primeiros indícios de legítima defesa aparecem nos Códigos da Índia, Roma e Grécia, onde era permitido defender a "vida" e a "honra".

De acordo com as sábias colocações de Paulo José da Costa Júnior (1999, p.105) "Vim vi repellere licet, sed cum moderamine inculpatal tutelae (é lícito repelir a força pela força, mas com a moderação de uma justa defesa)", justificando que "mesmo porque, não raro, o Estado não tem condições de oferecer ao cidadão a proteção necessária". O jurista ainda afirma que "diante da omissão estatal, cada cidadão poderá, em dadas condições, arvorar-se em soldado: omnes cives miles (todo cidadão…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.