O Porte de Armas de Fogo no Brasil

Publicado em 04/02/2005

A problematização no que tange às divergências quanto à competência para apurar os crimes de arma de fogo, que adveio com a Lei 10.826/2003, ao estabelecer que cabe à União o controle e registro das mesmas, deve ser apurada sob a ótica de duas correntes que serão analisadas neste contexto.

De acordo com a primeira linha de pensamento que tem disseminado, a competência para julgar os crimes de porte de arma de fogo é da Justiça Federal, argumentando para tanto, segundo José Carlos Gobbis Pagliuca (IBCRIM, n°136, 2004), que "o bem jurídico alcançado pela lei é a Administração Pública, na questão do controle de armas e apenas subsidiariamente, a segurança pública [...] Portanto, o interesse primordial está afeto à União".

Este posicionamento apóia-se na idéia de que, em face do SINARM ser comandado administrativamente pela União, há de se considerar o "interesse" desta, logrando os termos do artigo 109, inciso IV, da Constituição Federal da República Federativa do Brasil, daí a jurisdição que dirigem à Justiça Federal.

Por outro lado, há uma segunda corrente defendendo que a competência para julgar os processos nos quais estejam inseridos os crimes tipificados no Estatuto do Desarmamento é da Justiça Estadual, uma vez que o bem jurídico tutelado pelo dispositivo em comento é a incolumidade pública.

Contudo, os adeptos deste raciocínio jurídico fazem ressalvas, evidenciando ser de competência da Justiça Federal nas condutas previstas no artigo 18 do Estatuto, que trata de lesão que atinge a segurança nacional, bem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.